
Se cerque de boas influências
Você já parou para pensar no quanto aquilo que está ao seu redor te influencia? Não só o ambiente, mas tudo — vídeos, comidas, conversas, músicas, pessoas, opiniões. Às vezes a gente acha que está apenas passando o tempo, mas, na verdade, estamos absorvendo tudo como uma esponja.
Tudo o que a gente consome deixa um rastro no nosso cérebro, impactando o nosso modo de agir e de ver a vida. Já reparou? Uma música que te deixa animada. Um livro que muda sua visão de mundo. Um vídeo que te faz questionar algo jamais pensado anteriormente. Nada passa despercebido pelos nossos neurotransmissores, que transformam a informação recebida em uma emoção específica.
O problema é que, nesse mundo conectado de hoje, vivemos soterradas em informação. É vídeo atrás de vídeo, feed sem fim, e no final do dia, bate aquela sensação de que só perdemos tempo nesse ciclo vicioso. Por isso, venho propor o seguinte: que tal começarmos a prestar mais atenção no que andamos consumindo? Parece óbvio, mas às vezes a gente só vai no automático.
Tenho feito esse exercício e, olha, fez uma baita diferença. Comecei a fazer uma faxina no quarto e nos perfis que sigo, troquei vídeos curtos por conteúdos mais longos. Pode até parecer pouco, mas já ajudou a me sentir menos sobrecarregada.
Por onde começar?
- Observe as atitudes e discursos dos influenciadores que você segue nas redes sociais e pare de seguir se for preciso. Isso não significa que você deva cortar todo mundo que diverge da sua opinião, mas sim avaliar se aquele conteúdo está te agregando ou só te deixando exausta.
- Comece a reparar na letra e melodia das músicas que sempre tocam na sua playlist. Elas estão coerentes com a emoção que você deseja para o seu dia?
- Quem são as pessoas para quem você pede opinião?
- Como você tem cuidado do seu ambiente? Um espaço mais organizado pode ajudar sua mente a desacelerar.
A ideia aqui não é fazer com que absolutamente tudo o que você consome tenha alguma utilidade, de fato. Você pode (e deve!) ter espaço para ver aquele filme clichê que você já assistiu centenas de vezes, se atualizar da fofoca bafônica envolvendo tal celebridade, assistir ao vídeo que só você acha graça. Não se trata de cortar tudo o que é leve e divertido, mas de garantir que o que te influencia no dia a dia esteja alinhado com quem você quer ser. Comece pequeno. Tenho certeza de que isso vai fazer uma baita diferença na sua vida a longo prazo — me agradeça depois hahahah
Quero aproveitar esse espaço para indicar alguns criadores de conteúdo que acompanho e que realmente contribuem no meu dia a dia de diferentes formas:
1. Natália Sousa

Minha dose semanal de inspiração. Natália é jornalista e host de um dos meus podcasts favoritos. Em ‘Para dar nome às coisas’, ela traz reflexões sobre a vida de forma leve, como numa mesa de bar. Além de eu ser completamente apaixonada pela qualidade técnica dessa produção, admiro demais o modo como a Natália se expressa pelas palavras, pela voz. Ela, realmente, dá nome às coisas — o que, convenhamos, não é algo tão simples de se fazer.
Podcast: Para dar nome às coisas
Instagram: @paradarnomeascoisas
2. Larinha

Você já olhou para alguém e pensou: quero morar na mente dessa pessoa? Então, com a Larinha é por aí. Imagino um cantinho confortável onde, por mais que nada esteja acontecendo, sei que vai virar uma história (linda) para contar. Já acompanho as postagens dela há bastante tempo e o modo como ela enxerga a vida é muito único.
Recentemente, vi que ela havia escrito um livro e não pensei duas vezes antes de comprar. Fui direto na loja do Kindle e comprei. E, sério, gente! Que escrita, que qualidade! Larinha também é do time que se esforça para traduzir emoções e acontecimentos intraduzíveis e consegue fazer com maestria. Dá uma olhadinha no perfil dela e leia as legendas. De nada! 🙂
Livro: “eu quero a árvore que existe” (larinha)
Instagram: @soylarinha
3. Leon Martins e Nilce Moretto

Sem dúvidas, formam o casal mais gente boa da internet! Hahahah
Acompanho o canal Coisa de Nerd desde pequena, quando o Leon ainda gravava vídeos jogando Minecraft sem coragem alguma pra detonar um creeper. Com o tempo, a Nilce, esposa dele, passou a integrar o “elenco fixo” dos vídeos e estão aí até hoje. Ao todo, são quatro canais em que eles falam sobre games, tecnologia, universo geek e ciência, abordando os temas com muita responsabilidade. Se você ainda não os conhece, deixo aqui o convite! 😉
Canais no YouTube: Coisa de Nerd | Cadê a Chave? | República Coisa de Nerd | Cortes Leon e Nilce
4. Lilian Farrish

“Vejo arte em tudo” é o que diz a biografia da Lilian no Instagram — e ela não poderia resumir mais perfeitamente essa criadora de conteúdo. O meu lado jornalístico, que preza por uma pesquisa bem apurada e que faça sentido para o público, dá pulinhos de alegria toda vez que encontra uma nova publicação da Lilian no feed.
Ela comenta sobre acontecimentos recentes do mundo a partir do viés da arte e cultura, abordando os assuntos com muita propriedade. Se você curte esse tema, tenho certeza de que vai gostar do perfil dela e sentir como se tivesse assinado a versão premium da rede hahahah.
Instagram: @lilianfarrish
5. Marcela Ceribelli

Tentando encontrar palavras além de “maravilhosa” para descrever essa mulher. Gente, Marcela Ceribelli fala de amor, de vida, de cicatrizes, de autocuidado, de saúde mental… tudo isso às segundas-feiras no podcast Bom Dia, Obvious. Além disso, ela também é diretora criativa e fundadora da @obvious.cc, um perfil que TODA mulher deveria seguir e acompanhar.
O talento para comunicar e se conectar com a audiência está no sangue — sim, ela é filha da jornalista (maravilhosa!!!) Renata Ceribelli. Mas, além disso: ela faz questão de dar voz às pessoas que a gente não sabia que precisava conhecer. Comecei a acompanhar tanta gente incrível a partir da Obvious e sou muito grata por isso. A Marcela também escreveu Aurora: O despertar da mulher exausta, um livro que deveria ser igualmente lido por TODA mulher.
Podcast: Bom Dia, Obvious
Livro: “Aurora: O despertar da mulher exausta” (Marcela Ceribelli)
6. Karol Pinheiro e Maqui Nóbrega

Agora um fato: Karol Pinheiro andou para que as próximas blogueiras pudessem correr. Na pré-adolescência, eu ficava hoooooras lendo o blog homônimo dela, assistindo aos vídeos no canal do YouTube e me divertindo à beça. Karol é dona de um carisma ímpar e transmite uma energia tão boa que parece que estamos conversando com uma amiga de longa data. Inclusive, o blog dela foi uma inspiração para que eu pudesse criar o meu próprio — volta a postarrrr, Karol!
Maqui Nóbrega, a melhor amiga e sócia, também passou a integrar o elenco “fixo” dos conteúdos da Karol, principalmente no canal e blog. Juntas, elas formam minha dupla favorita de criadoras de conteúdo. Sério, posso ouvi-las por horas e horas, sem cansar hahahah. Maqui, além de divertida e super autêntica, é uma das maiores vozes da representatividade corporal nas redes. Ela usa a influência para falar sobre autoestima e aceitação de um jeito muito natural e necessário.
Instagram da Karol: @karolpinheiro
Instagram da Maqui: @maqui.nobrega
Blog: oblogvoltou.com.br
Canal no YouTube: Yay Produções
***
Agora me diz: como tem sido o seu dia a dia? Quais são os criadores de conteúdo que realmente te fazem bem? Quero aumentar minha lista de influências positivas. Me conta nos comentários e aproveita para me seguir no Instagram @carolinegammaro. Beijos! 🧡

O clube dos sem clube

É óbvio! É óbvio?
Você pode gostar

Acontece com frequência
22 de outubro de 2024
É óbvio! É óbvio?
2 de março de 2025
Um comentário
Maria Rita
Eu adorei o conteúdo! Concordo muito sobre como tudo o que a gente consome tem alguma influência sobre a gente. Ficou ótimo o texto!