
3 livros para: desbloquear a sua criatividade
Todos os seres humanos são criativos, sem exceção. Às vezes, a gente só precisa de um empurrãozinho. Por isso, hoje vim indicar três livros atemporais que fazem parte do ‘Box de Criatividade’ do escritor Austin Kleon.
Li esses livros há dois anos, numa época em que eu estava com um bloqueio criativo gigantesco e não conseguia sair do lugar. Essas leituras foram minha melhor companhia enquanto eu tentava fazer as pazes com a minha jornada criativa, e não tenho dúvidas de que também podem te ajudar a decifrar a criatividade que já existe em você! Boa leitura. 🧡
Roube como um artista (Austin Kleon)

Este é o primeiro best-seller do autor, e não é por acaso. O livro traz uma coletânea de dicas super úteis sobre criatividade divididas em 10 seções. O mais importante: são dicas reais, aplicáveis em diferentes realidades. As páginas são inspiradoras e contam com várias artes e rabiscos feitos pelo próprio Austin Kleon — além de escritor, ele é desenhista.
O que eu mais acho legal nesse livro (na verdade, em todos os três) é que ele traz uma proposta que eu valorizo muito: o autor não esconde que é repleto de referências, e que a originalidade de um artista é construída a partir do repertório que se tem — nada é 100% original. O livro conta com diversas citações de pessoas inspiradoras e nos convida a repensar a nossa forma de lidar com bloqueios criativos e com a rotina de trabalho.
Roube como um artista
🔖 Número de páginas: 160 páginas
🧡 Meu trecho favorito: “Nessa era de abundância e sobrecarga de informação, aqueles que estarão à frente serão aqueles que souberem o que deixar de fora, para assim poderem se concentrar no que é realmente importante. Nada é mais paralisante que a ideia de possibilidades ilimitadas.” — Austin Kleon
Mostre seu trabalho! (Austin Kleon)

Neste livro, o autor apresenta a segunda etapa dessa jornada criativa: como tornar seu trabalho conhecido. É útil tanto para o trabalho formal que você desempenha quanto para um hobby que você gostaria (ou não) que gerasse uma fonte de renda.
Eu gosto da sensibilidade que o autor demonstra ao abordar temas como a insegurança e medos. Faz dois anos desde que li este livro e, apesar de eu ter mudado bastante nesse meio tempo, minha opinião sobre este livro continua a mesma: é uma leitura essencial para TODO mundo!
Mostre seu trabalho!
🔖 Número de páginas: 224 páginas
🧡 Meu trecho favorito: “O segredo é: você nunca recomeça do zero. Não perde todo o trabalho que veio antes. Mesmo se deixá-lo de lado, as lições que aprendeu com eles se infiltrarão no que você fará em seguida.” — Austin Kleon
Siga em frente (Austin Kleon)

Um fato inegável: a jornada criativa não é linear. Muito pelo contrário, inclusive! Ela é repleta de altos e baixos, pausas e recomeços. Mas, eis outro fato inegável: a gente precisa aprender a aceitar e lidar com isso.
Nesta última etapa, Austin Kleon propõe novas maneiras de manter a criatividade nos bons e maus momentos. Aqui, ele também ressalta a importância de seguir uma rotina capaz de retroalimentar a sua criatividade, independentemente dos imprevistos ou desafios que possam aparecer.
Siga em frente
🔖 Número de páginas: 224 páginas
🧡 Meu trecho favorito: “Ignore os números. […] A classificação da Amazon não diz se alguém leu seu livro duas vezes e amou tanto que emprestou para os amigos. Curtidas no Instagram não dizem se alguém pensou numa imagem pelo mês todo.” — Austin Kleon
E aí, você já conhecia esses livros? Leu algum deles? Me conta aqui! 🧡
Você pode gostar

O autocuidado não vai na sacola
4 de setembro de 2024
Meia palavra não basta
24 de setembro de 2024