
5 ideias criativas para você se conhecer melhor
Oie! Tudo certo por aí? Comecei o ano de 2025 com uma necessidade muito grande de fortalecer a conexão comigo mesma. Logo na primeira semana, criei várias oportunidades para que isso fosse possível — e tô amando!
Por isso, hoje o meu papo é com você, que também quer se conhecer melhor (de maneira nada óbvia hahahah). Vamos lá? 🙂
1. Lista de palavras favoritas
Todo mundo faz uma lista de filmes favoritos. Mas você sabe quais são as suas palavras favoritas? Então comece essa lista pra ontem!!! Gente hahahah conheci essa ideia genial através da minha prima (um beijo, Bia!) e já incluí 4 termos na minha listinha — se quiser um spoiler, “chalé” é um deles.
O objetivo dessa lista não é simplesmente abrir o bloco de notas e ficar pensando no que preencher, sabe? Você cria a lista e vai vivendo. Quando ouvir ou ler uma palavra que te chamar a atenção (tipo “nossa, que palavra legal!“) anota ela na hora. Com o tempo, você vai perceber um certo padrão nas palavras, seja por uma combinação de sílabas, seja pela fonética… É bem divertido!
2. Se você fosse uma paleta de cores, qual seria? E por quê?
Pra quem gosta de pensar e atribuir significado a coisas cotidianas, esse é um exercício ótimo! Afinal, as cores possuem significados e despertam certas emoções de acordo com o contexto em que elas estão inseridas. Qual é a mensagem que você transmite? É uma paleta de cores frias, quentes ou neutras? Com cores vibrantes ou pastéis, claras ou escuras? Em seguida, explique o porquê dessa escolha. Não precisa ser uma resposta super complexa, ok?
3. Se os móveis do seu quarto pudessem falar, o que diriam para você?
Personificar objetos é um exercício de escrita criativa que eu particularmente AMO fazer! Você já parou pra pensar sobre a rotina de cada um dos móveis que habitam o seu quarto? Sua porta pode reclamar com você por sempre deixá-la batendo na parede quando bate um ventinho (isso dói! Se coloque no lugar dela hahahah). Será que seu guarda-roupa tá cansado de carregar tantas roupas que você nem usa, afinal? É simples: pergunte a ele e colabore para manter uma boa relação entre vocês — sem brigas, por favor!

4. Se a sua vida virasse roteiro de filme, que atriz/ator de Hollywood te interpretaria?
Essa aqui é clássica para quem curte cinema! Quem seria a pessoa que poderia dar vida à sua personagem? Uma atriz intensa, com aquela energia única, ou um ator que tem o timing perfeito para a comédia? — não vale escolher só pela aparência, hein!
O mais importante é pensar no tipo de energia e autenticidade que essa pessoa traria para o seu papel. Vale a pena até pesquisar um pouco sobre atores que você admira e perceber qual deles mais se aproxima de como você se enxerga, ou até de como você gostaria de se ver. Me conta tudo depois! Vou adorar saber quem você escolheu.
5. Se você tivesse um clone, qual seria a primeira coisa que pediria para ele fazer?
Uma réplica sua acaba de aparecer, do nada, ao seu lado. Você tem a chance de mandá-la fazer algo no seu lugar. O que seria? Você pediria pra ela dar conta daquelas tarefas que você sempre enrola pra fazer? Ou será que pediria para tomar uma decisão ousada?
O que eu mais gosto nesse exercício é que ele te ajuda a entender o que você gostaria realmente de delegar — ou até mesmo o que gostaria de fazer, mas não tem coragem. E não precisa ser algo sério, pode até ser algo engraçado (como pedir para o clone dormir no seu lugar enquanto você assiste mais um episódio da sua série favorita hahahah).
***
E aí, curtiu esses exercícios de autoconhecimento nada óbvios?
Então eu te proponho um desafio: agora que você já terminou de ler o post, a sua missão é escolher uma dessas ideias para colocar em prática agora mesmo. São tranquilas, vai! hahahah topa?

Pode entrar, 2025!

O clube dos sem clube
Você pode gostar

Acontece com frequência
22 de outubro de 2024
É óbvio! É óbvio?
2 de março de 2025
Um comentário
Vitor
Cara eu nunca pensei nesses tópicos, realmente ajuda a entender quem sou de uma maneira descontraída