para assistir

Vi por curiosidade… e acabei viciada nesses 3 realities coreanos

Era só pra ver um episódio de um reality show com nome duvidoso. Juro. Mas aí eu pisquei e me vi envolvida emocionalmente com desconhecidos do outro lado do planeta e torcendo pra eles como se fosse o Brasil na final da Copa do Mundo. E detalhe: isso não aconteceu apenas uma vez. Foram três. TRÊS VEZES!!! Achei que merecia pelo menos um post (que talvez possa render uma companhia pra compartilhar opiniões heheh).

Antes de começar, um contexto rápido: até pouco tempo atrás, na Coreia do Sul, o sistema de cálculo de idade era diferente do nosso. Os bebês nasciam com 1 ano de idade (!!!) e ganhavam mais um ano sempre e somente no dia 1º de janeiro (independente da data de nascimento real). Eles até comemoravam aniversários, mas “ficar mais velho” era só no ano novo mesmo. Essa contagem foi descontinuada em junho de 2023 e, desde então, adotaram o padrão internacional.

Agora sim, vamos lá!

1. Finalmente Adultos (2023)

Foto: Reprodução/TMDB

Se você já caiu na máfia emocional das comédias românticas adolescentes, esse aqui vai parecer feita sob medida. E, sério, que sabor é ver isso acontecendo na vida real (editado pelo streaming, mas ainda é vida real até que se prove o contrário hahahah).

Neste programa, um grupo de jovens prestes a completar a maioridade se reúne em uma escola para um rito de passagem especial: eles participam de aulas e atividades que simulam os desafios da vida adulta. Desde cuidar da casa, fazer a própria comida, lidar com trabalho e… relacionamentos, claro. Isso tudo com uma única regra: é proibido namorar.

Assim que eles finalmente se tornam adultos (ou seja, após o ano novo no antigo padrão coreano), passam a conviver por uma semana em uma casa, debaixo do mesmo teto. Agora, já sem regras para os impedir, eles mergulham nas emoções (e nos dates) ao mesmo tempo em que descobrem quem desejam ser.

Do que eu mais gostei: a proposta do reality em si é muito boa! Só na sinopse, já ganhou vários pontinhos comigo. Mas o que me conquistou mesmo foi ver o quão dispostos, ou melhor, o quão curiosos os jovens estavam para conhecer uns aos outros. Deu pra sentir do outro lado da tela (e do mundo KKKKK) a conexão que eles formaram durante esse período. Isso sem falar nas reviravoltas desses coraçõezinhos, né? Ah, gente. Achei uma graça, sério! Viva a juventude! Hahahahah

👎🏻 Do que eu menos gostei: ~censurado por motivo de: spoiler~

📌 Recomendo esse reality para: quem curte um bom drama teen e queira passar o tempo assistindo um conteúdo leve e divertido (mas não subestime as montanha-russas emocionais!!!).

2. O Jogo do Diabo (2023)

Foto: Divulgação/Netflix

Diferentemente da indicação anterior, essa aqui é pra quem quer testar a capacidade dos próprios neurônios. Eu sei, eu sei. O título é HORRÍVEL. Mas fazer o que, né? Se tá nessa lista é porque eu realmente curti muito. Aqui, o conteúdo é denso e divertido (sim, ao mesmo tempo). Apesar do nome, não tem nada a ver com rituais e nem nada do tipo, viu?

A 1ª temporada reúne 12 concorrentes que, ao longo de sete dias, se enfrentam em uma arena de jogos de inteligência, estratégia, dedução e… confiança. Do cientista ao jogador de poker, da advogada ao cantor. Pelo prêmio milionário, os jogadores estão dispostos a formar alianças e, principalmente, destruí-las.

Do que eu mais gostei: as reviravoltas são, sem dúvidas, o ponto alto do programa. É emocionante ver essas narrativas misteriosas sendo desvendadas pouco a pouco. Apesar de ficar perdidinha nas regras (que, convenhamos, de simples não têm nada), é impossível não se envolver com o jogo. Fiquei impressionada com minha capacidade de mudar de opinião a cada 10 minutos assistindo esse reality: numa hora eu tô torcendo pra pessoa ganhar, na outra, quero que ela seja eliminada quanto antes. Hahahah foi um momento de autodescoberta! Eu só assisti à 1ª temporada, mas soube que a segunda já está disponível.

👎🏻 Do que eu menos gostei: preciso falar novamente? Esse título horrendo (!!!) me fez desistir de começar a ver o programa várias vezes. Já está há algumas semanas (ou meses?) na minha lista, mas toda vez que lia esse título perdia a vontade na hora. Sorte a minha que eu insisti né…

📌 Recomendo esse reality para: pessoas que gostam de jogos de raciocínio lógico, estratégia e de dedução social. Se você tiver uma tendência maneira pra resolver situações que exijam pensar rápido e faro pra falsidade (risos), vai adorar jogar com os competidores!

3. Solteiros, Ilhados e Desesperados (2021)

Foto: Divulgação/Netflix

Mais um da série “títulos duvidosos” hahahah. Esse aqui é um reality de relacionamento… no estilo coreano. Pois é! Então se você tá esperando algo no estilo ‘De Férias com o Ex’, já aviso que não é o caso. Mas se prepara, porque a montanha-russa de emoções tá garantida. Pronto, avisei!

O programa se passa numa ilha deserta, na qual solteiros e solteiras vivem por uma semana em busca do par ideal. Diariamente, os participantes enfrentam desafios para garantir uma passagem de ida para o Paraíso: um encontro num resort luxuoso em boa companhia. À medida que os episódios avançam, novos participantes integram o grupo, abalando formações dos “quase” casais.

Do que eu mais gostei: tiveram tantas… difícil responder essa, hein?! Vamos por partes.

A começar pelo formato: gente, eu AMO reality que tenha comentaristas. Assim como ‘Finalmente Adultos’, esse programa também possui (que, inclusive, são os mesmos comentaristas hahahah). Me sinto menos sozinha, sabe? Tô ali indignada com determinada situação e vejo que tem mais gente compartilhando da mesma opinião que a minha. É um conforto no coração!

Bom, além disso, não é à toa que o programa está na 4ª temporada (e sim, assisti todas). As tramas são mega envolventes e repletas de aprendizados. Percebi que os participantes são bem transparentes em relação aos próprios sentimentos e vontades, e eu não sei se isso reflete a cultura sul-coreana ou se é apenas um recorte, mas, de qualquer forma, acredito que podemos aprender bastante com as situações apresentadas — para além dos relacionamentos amorosos.

E algo bem aleatório também: os realities geralmente não permitem jogos com conflito corpo a corpo (lutas), mas esse aqui é diferente! Nos relacionamentos, mal rola um toque. O máximo é dar as mãos (sem beijo, pessoal!), mas nas provas a galera mergulha, escala, se arrasta, dá rasteira (dentro das regras, claro) e se joga pra conquistar um momento a dois. Emoção nas alturas! A 2ª temporada que o diga (chorei muito).

👎🏻 Do que eu menos gostei: da 3ª temporada. E ter que esperar até 2026 para assistir à próxima 🙁 (na verdade eu nem sei se foi renovada KKKKKKK).

📌 Recomendo esse reality para: quem curte realities de relacionamento sem se apegar às batalhas de xingamentos e aos momentos calientes (risos). Como disse, não tem nada disso aqui… ou será que teve? 🫣 Vai por mim, você vai gostar!

⚠️ Vale dizer: o elenco segue um padrão de beleza bem idealizado (como é comum em realities coreanos), com corpos sarados, pele impecável e tal. Também é comum ouvirmos os participantes falarem sobre seu “tipo ideal” com uma naturalidade que, pra gente, pode soar meio esquisita. Mas nada que te impeça de aproveitar o drama, os dates e os plot twists!

***

Gente… me empolguei escrevendo! Acho que levei umas três horas pra consolidar minhas impressões nesse post e, se você leu até o fim, deixo aqui meu agradecimento. E meus parabéns! Não é fácil resistir às notificações infinitas a cada dois minutos para ler esse conteúdo do início ao fim.

Espero que tenha curtido as indicações! Aproveita e comenta aqui se você gosta desse tipo de conteúdo.

Ah, e se você já assistiu a algum desses realities, me chama no direct do Instagram @carolinegammaro e faz teu desabafo por lá! Vamos papear e evitar spoilers por aqui hahahah. Um beijo! 🧡

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *